Quando nós andamos com Deus, tendo uma vida de santidade e intimidade com Ele, nos tornamos pessoas melhores. Quanto mais contato temos com o Criador, adquirimos cada vez mais de Suas características, a saber, os frutos do Espírito.

Assim como todo o relacionamento que é constituído por etapas (níveis), o mesmo se aplica em tudo relacionado a Deus. O Todo-Poderoso, como sabemos, não é um ser imediatista do modo que somos nós, Ele é paciente e faz cada coisa no seu tempo. Um exemplo disso se encontra nas primeiras paginas da Bíblia, cada dia Deus fez uma coisa, sendo que com só uma palavra Ele poderia ter criado tudo em apenas uma fração de segundo.

Quando iniciamos nossa relação de intimidade com Deus, enfrentamos algumas dificuldades “[...] No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.” João 16:33, mas nada que possa nos impedir de chegarmos à Deus.

As tentações que enfrentamos também tem vários níveis. Vou usar como exemplo um jogo de vídeo game que tem diversas “fases” ou “léveis”. O ser humano é extremamente competitivo, uma prova bem vulgar disso são os “joguinhos do Orkut, Facebook” e afins.

Mas por que não somos competitivos contra o pecado? Por que não somos competitivos com nós mesmos para ter uma vida de Santidade? A resposta é que nossa natureza é PECAMINOSA.

A palavra de Deus diz que:

“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” 1 Coríntios 10:13 (grifo meu)

Digamos que as tentações tem 10 níveis, do qual o 9º nível é o máximo que você pode suportar e o 10º nível é a “estatura de Cristo” (em algumas Bíblias vemos como “altura espiritual”, ou seja, grau de espiritualidade, integridade e humildade): “Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo.” Efésios 4:13

Se você está buscando incessantemente a presença de Deus, provavelmente você alcance o nível 3 ou 4 (quem ler entenda, estou usando parábolas para exemplificar). No nível 1 o inimigo usa determinadas “armas” contra sua vida, quando você passa de nível, ele te ataca com “armas” mais potentes e assim sucessivamente.

Em determinada situação você acaba caindo, a consequência disso é ter que começar tudo outra vez a partir do 1º nível. E corre o risco de ficar estagnado entre os níveis 1 ou 2, sendo que você já os havia superado. Isso ocorre devido a “acomodação”, ou seja, a normalização do pecado que produz o afastamento de Deus que consequentemente fará você regredir mais níveis ainda.

Para reverter essa situação devemos fazer o que diz no livro da Revelação:

“Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.” Apocalipse 2:5

Deus abençõe a todos! Para a meditação:

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR [...]“ Oséias 6:3

Daniel Estevão – Conhecendo e prosseguindo em conhecer ao Senhor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s